Pages - Menu

9 de abr. de 2013

Bonequinha Preta e Mariazinha são muito amigas. Certo dia, Mariazinha saiu com sua mãe e não pôde levar a Bonequinha Preta. Mariazinha, então, pediu à bonequinha para se comportar e também para não chegar próximo à janela. Porém os pedidos de Mariazinha foram em vão, a Bonequinha Preta ouviu miados de gato na rua, chegou perto da janela e.... Ocorreu um acidente.


A B O N E Q U I N H A P R E TA

Autor(es): Alaíde Lisboa de Oliveira
Ilustrador(es): Ana Raquel - Editora LÊ

Mariazinha tem uma boneca. A boneca de Mariazinha é preta como carvão. A boneca de Mariazinha é muito bonita!

Ela tem duas trancinhas, tem a boca vermelha e os olhos bem redondos. Mariazinha gosta tanto da Bonequinha Preta! Mariazinha tem muito cuidado com a Bonequinha Preta. Mariazinha dá banho na Bonequinha Preta e faz a comidinha da Bonequinha Preta. Mariazinha costura os vestidinhos da Bonequinha Preta. A bonequinha dorme na cama de Mariazinha. Ela dorme cedinho... e acorda cedinho também.

De manhã, Mariazinha pergunta à Bonequinha Preta: “Bonequinha Preta, você gosta muito de mim?" E a Bonequinha Preta responde: “Gosto muito de você, Mariazinha.” Depois a Bonequinha Preta pergunta: “E você, Mariazinha, também gosta muito da Bonequinha Preta?" E Mariazinha responde: “Gosto muito de você, minha Bonequinha Preta."

Mariazinha hoje vai passear com a Mamãe. Mariazinha não pode levar a boneca para passear. O passeio é muito longe e a boneca é pequena. Boneca pequena não pode andar muito. Antes de sair, Mariazinha diz à boneca: “Bonequinha Preta, vou passear com a Mamãe. Fique muito quietinha em casa e não faça arte. Bonequinha Preta, não chegue à janela, senão você pode cair." A Bonequinha Preta ouve tudo e responde: “Pode ir passear sossegada, Mariazinha! Eu fico quietinha em casa e não chego à janela.”

Mariazinha sai com a Mamãe. .A Bonequinha Preta fica triste, assentada na poltrona.., na poltrona lá da sala de visitas. De repente um gatinho começa a miar... O gatinho está miando lá na calçada. O gatinho mia assim: miau! miau! A bonequinha está com muita vontade espiar o gatinho. São tão bonitinhos os gatinhos! A Bonequinha Preta diz assim: Vou à janela espiar o gatinho. Vou espiar um pouquinho. Um pouquinho só, Mariazinha não se zanga.” A bonequinha desce da poltrona. A bonequinha chega pertinho da janela! A janela é tão alta e a Bonequinha Preta é tão pequena! Mas o gatinho está miando lá fora... O gatinho está miando lá na calçada... O gatinho está miando assim: miau! miau!

E a bonequinha quer mesmo ver o gatinho. São tão bonitinhos os gatinhos! À janela é tão alta! A Bonequinha Preta é tão pequena! A bonequinha começa a pular para alcançar a janela. A bonequinha pula assim: u-pa! u-pa! A bonequinha pula cada vez mais alto: u-pa! u-pa! Mas a bonequinha não pode ver o gatinho. A janela é tão alta! A Bonequinha Preta tem uma idéia! A boné quinha bate palmas de contente! E diz: “Ah! Já sei! Vou pôr a poltrona perto na janela... e depois... subo na poltrona”

A Bonequinha Preta põe a poltrona perto da janela. Depois, sobe na poltrona... e quase alcança a janela! A bonequinha levanta-se na pontinha dos pés. Quase, quase... falta só um pouquinho! A bonequinha está contente e diz: “Se eu der um pulinho, eu vejo o gatinho” A bonequinha dá um pulo: u-pa! A bonequinha dá outro pulo mais alto: u-Pa! A bonequinha dá um pulo alto demais... e cai da janela! coitadinha! À Bonequinha Preta cai da janela! Mas a bonequinha ainda tem sorte! Vai passando na mesma hora um verdureiro, e a bonequinha cai no cesto de verduras! O cesto está cheio de alface se a bonequinha não se machuca. Mas o verdureiro leva um susto - ui! A Bonequinha Preta também leva um susto ui! E o gatinho que estava miando na calçada da rua?

O gatinho também leva um susto - ui! O verdureiro desce o cesto da cabeça. Ele quer tirar a bonequinha do cesto. Mas quando desce o leva outro susto! O gatinho da calçada dá um pulo e zás!... pega a bonequinha! O gatinho pega a bonequinha pelo vestido, e sai correndo com a bonequinha presa nos dentes! Mariazinha volta do passeio toda contente e entra em casa gritando: “Bonequinha Preta, estou com saudades de você!" Ninguém responde! Mariazinha grita mais alto: “Bonequinha Preta, estou com saudades de vocêl" Ninguém responde! Mariazinha procura a boneca pela casa inteira! Mariazinha não acha a boneca e começa a chorar. Estão batendo à porta da casa de Mariazinha. Quem será? AH o verdureiro! Mariazinha vai chorando, chorando até a porta. 0 verdureiro diz assim: “Não chore, Mariazinha! Eu vi sua boneca: ela caiu da janela; e caiu dentro do meu cesto. ' O gatinho da calçada pulou no cesto... e pegou sua bonequinha. . Pegou com os dentes e saiu correndo!

Mas eu sei onde mora o gatinho. Guarde meu cesto, Mariazinha, que eu vou buscar sua bonequinha.” O verdureiro gosta muito de Mariazinha! Ela é tão boazinha! Ô verdureiro vai correndo. O verdureiro entra numa rua, sai noutra rua, passa pelo parque, atravessa a ponte... Ih! Que gatinho que mora longe! Mas o verdureiro, até que enfim, chega perto da casa do gatinho.

O verdureiro espia um pouco: A Bonequinha Preta está bem sentada na grama. E o gatinho? O gatinho está dançando! Ele quer fazer a bonequinha rir! 0 gatinho não é mau, não. O gatinho gosta muito de bonecas.

Ele quer fazer a bonequinha rir... Mas a Bonequinha Preta não ri. Ela está com saudades de Mariazinha. O verdureiro sabe que o gatinho não é mau. O verdureiro chega mais perto e diz ao gatinho: “Gatinho, vim buscar a Bonequinha Preta; Mariazinha está em casa chorando!" O gatinho começa a miar triste miau! miau! O verdureiro então pergunta! “Você também quer ir gatinho? Quer morar na casa de Mariazinha, também? Ela é tão boazinha. O verdureiro, a Bonequinha Preta e o gatinho vêm juntos, todos três. Vêm alegres para a casa de Mariazinha. Mariazinha está esperando na porta de casa. Mariazinha fica tão contente quando eles chegam! Mariazinha não se zanga com a Bonequinha Preta.

A bonequinha promete não desobedecer mais. O gatinho também promete que será muito bonzinho! Mariazinha está tão contente! Mariazinha agradece muito ao verdureiro. O verdureiro é tão bom! Lá vai o verdureiro pela rua, gritando: Alfaces fresquinhasl... Alfaces fresquinhasl...

Fonte: Blog: Paraíso do educando
Leitura realizada no Clube de Leitura da EMEF -CEU Parque Anhanguera

Um comentário:

  1. Olá, Teresinha! Agradeço a visita e fico muito feliz que o trabalho que realizei com a minha turminha em 2012, serviu como sugestão para que você realizasse o seu. Dei uma "olhadinha" no seu espaço e achei-o muito interessante e importante para motivar a leitura que é a partida para muitos e muitos caminhos novos. Espero que posssamos trocar muitas outras ideias. Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir